sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Hades deus dos mortos


Hades (em grego antigo Άδης, transl. Hádēs), na mitologia grega, é o deus do Mundo Inferior e dos mortos. Equivalente ao deus romano Plutão, que significa o rico e que era também um dos seus epítetos gregos, seu nome era usado frequentemente para designar tanto o deus quanto o reino que governa, nos subterrâneos da Terra. Consta também ser chamado Serápis (deus de obscura origem egípcia).

É considerado um deus da "segunda geração" pelos estudiosos, oriundo que fora de Cronos (Saturno, na teogonia romana) e de Reia, formando com seus cinco irmãos os Crônidas: as mulheres Héstia, Deméter e Hera, e os homens Posseidon e Zeus. Ele é também conhecido por ter raptado a deusa Perséfone (Koré ou Core), filha de Deméter, a quem teria sido fiel e com quem nunca teve filhos. A simbologia desta união põe em comunicação duas das principais forças e recursos naturais: a riqueza do subsolo que fornece os minerais, e faz brotar de seu âmago as sementes - vida e morte.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Zeus-Senhor dos deuses e cos homens


Inalcançavel para os humanos,o mais elevado dos deuses gregos oculpa o trono em seu palacio sobre o montes olimpo.Zeus eo filho mais novo de cronos e Reia, irmão de poseidon,hades,hestia,demeter e hera.Seus pais, os titas ,seus pais sa filhos de deusa terra .gaia e do deus dos ceus,Uranu,outora os primeiros deuses"legitimos'' para o olimpo.Eles nao governaram por muito tempo,já que imropeu uma luta entre os deuses.Os titas mais mais importantes eram cronos e reia,irmaos e casados,e tambem como amaioria dos outros titas.De acordo com a saga, cronos ja havia derrubado seu pai Urano e mopolizado o domingo,temia que um de seus filhos podesse o assasinar.Por isso devorou todos os seus propios filhos exerto o mais novo:Quando Reia da a luz a Zeus,esconde-o numa caverna na ilha de Creta,para protegelo-lo do pai.Para abafar o choro do bebe,Reia coloca jovens semideuses,os Kurente,dançando e cantando diante da caverna.O futuro deus grego principal foi alimentado com leite de cabra e mel.